top of page

Rito de York - Blue Lodge

O Rito de York é o rito predominante da Maçonaria Norte Americana. Sob sua égide se desenvolveram líderes da sociedade estadunidense nos princípios da Liberdade Igualdade e Fraternidade. As Blue Lodges, ou seja, as Lojas Simbólicas norte-americanas trabalham com um ritual que descende diretamente do velho Ritual da Grande Loja dos Antigos (a de 1751), portanto, mais antigo do que os rituais ingleses atuais, todos posteriores à União de 1813.

Origem

O Rito de York foi fundado no ano de 1797, tendo como organizador e fundador principal o Ir Thomas Smith Webb.

É justamente este irmão, que deu a estrutura e doutrina filosófica com os seus respectivos procedimentos gerais ao sistema maçônico que pode ser identificado pelo nome de "Rito Americano" ou "Rito de York".

O Rito de York no Brasil

O Rito de York chegou ao Brasil através do Grande Oriente Unido, também conhecido por "Grande Oriente dos Beneditinos", com a loja Vesper, situada na cidade do Rio de Janeiro em 30 de novembro de 1872. Em São Paulo o Rito de York chegou com Washington Lodge, também federada Grande Oriente dos Beneditinos, fundada em 19 de novembro de 1874, na cidade de Santa Bárbara do Oeste-SP.

 

Esta Loja "não foi fundada por ingleses, mas sim por americanos, depois de terem imigrado para o Brasil, por ocasião da Guerra Civil nos Estados Unidos da América. Eles eram quase todos originários do Estado do Alabama.

​

Em 1883, o "Grande Oriente dos Beneditinos" foi absorvido pelo Grande Oriente do Brasil, e o Rito de York deixou de ser praticado na época.

O retorno dos graus Simbólicos do Rito de York ao Brasil ocorreu em 2003 e se deve à Loja Phoenix n. 30, da cidade de Cacoal, Estado de Rondônia, jurisdicionada à Grande Loja Maçônica do Estado de Rondônia - GLOMARON.

 

Graças ao pioneirismo desta e de outras lojas que vieram depois em todo o Brasil, o legítimo Rito de York se consolidou e vem crescendo progressivamente no território brasileiro.

​

Lojas inglesas no Brasil

A pioneira foi a Orphan Lodge, fundada na cidade do Rio de Janeiro, Estado do mesmo nome. O título distintivo da Loja Órfã era alusivo ao fato de ser a única da América do Sul, abaixo do equador, já que acima embora incipiente, existia Maçonaria em Georgetown, capital da Guiana Inglesa, que fora anexada à Grã-Bretânha em 1812, pela convenção de Londres, após a conquista dos territórios holandeses, pelos ingleses.

 

A segunda foi a St. John's Lodge, também na cidade do Rio de Janeiro e a terceira foi Southem Cross Lodge, fundada na cidade do Recife, Estado de Pernambuco, em data não estabelecida, porém instalada em 15 de junho de 1856.

Lojas Simbólicas

Para os maçons americanos e ingleses quando se referem aos três graus simbólicos, utilizam a expressão "Ofício" ou "Craft" (Entered Apprentice, Fellow Craft and Master Mason). Nas Lojas de Oficio (Simbólicas ou "Blue Lodges") utilizam os respectivos Rituais. Nos EUA e Inglaterra é comum nos referimos ao "Ritual" praticado nas Lojas Simbólicas como "Oficio" ou "Craft".

 

Porém no exercício do "Oficio" os Rituais são diversos para os Ingleses, há os Rituais como de "Emulation", "Bristol", "Wilkinson" etc. Para os americanos, somente referenciam como "Antigo Oficio" (Ancient Craft) quando se referem à Maçonaria Simbólica. Apenas nos graus superiores os americanos usam a denominação "Rito de York" (York Rite).

4.png
5.png
bottom of page