top of page

Rito Antigo e Primitivo de Memphis - Mountauban 1815

Breve História do Rito Antigo e Primitivo De Memphis - Montauban 1815

O Rito de Memphis, também conhecido como Rito Antigo e Primitivo ou Rito Antigo e Primitivo de Memphis ou Rito Oriental, é um rito maçônico criado no final do século XVIII por J.E. Marconis de Negre, Samuel Honis e outros irmãos franceses que alegadamente receberam a iniciação egípcia na pirâmide de Keops. Anos depois, Samuel Honis - guardião dos segredos - reuniu em Paris, em 1815.a primeira Loja de Memphis com o nome de "discípulos de Memphis".

​

A partir desse ano, os segredos de Memphis são confiados a Marconis de Negre, primeiro Grande Hierofante do Rito. Em 1816, o Rito entra em sonhos, que é a forma como os maçons mostram os recessos indefinidamente.

​

Em 1839, o Rito ganhou vida com a orientação do Irmão Marconis de Negre (filho), o arquivista dos arquivos e tradições da Ordem. A partir dessa data, o Rito de Memphis se torna popular na Europa, África e América.

​

Durante este tempo, o Rito de Memphis entra em confronto com um rito semelhante nascido na Itália, que também afirmou ser titular dos Mistérios egípcios, chamado Rito de Misraim. Em 1881, o italiano Giuseppe Garibaldi foi nomeado Grandmaster honorário do Santuário Soberano da Grã-Bretanha e da Irlanda e, algum tempo depois, vários irmãos tomaram seu nome para criar um novo rito híbrido chamado Memphis e Misraim.

​

O Rito Antigo e Primitivo de Memphis é herdeiro das tradições maçônicas do século XVIII. Sua origem vem da Maçonaria Oculta da Philalthes de Paris, dos Arquitetos Africanos Irmãos de Bordeaux, da Academia dos Verdadeiros Masões de Montpellier, do Rito de Pernety d'Avignon e, acima de tudo, do Rito Primitivo dos Filadelfianos de Narbonne.

​

É neste Ritmo Primitivo dos Filadelfianos - estabelecido em 1779 em Narbonne pelo Marquês de Chefdebien - que o primitivo e antigo Rito de Memphis traça a origem de seus princípios e a forma de sua organização.

​

O regime foi dividido em três classes de pedreiros recebendo dez graus de instrução.

Essas classes e graus não eram a designação de tais ou tais títulos, mas as denominações de coleções poderiam ser estendidas em um número infinito de graus.

​

A terceira classe, composta por quatro capítulos, RosaCruz lidou com a Maçonaria do ponto de vista esotérico e estudou particularmente as ciências ocultas.

​

O Rito primitivo de Narbonne foi adicionado ao Grande Oriente em 1806. Mas em abril de 1815, em Montauban, havia o renascimento do Rito. O primitivo Rito de Narbona em 1798 foi importado no Egito pelos oficiais da marinha de Bonaparte, que instalaram uma Loja no Cairo.

 

Foi nesta Loja que a iniciação de Samuel Honis, que veio à França em 1814, restabeleceu em Montauban em 1815, uma grande Hospedagem sob o nome de The Disciples of Memphis, com a ajuda de Gabriel Marconis de Nègre, o barão Dumas , o Marquês da Roque, de J. Petit et Hippolyt Labrunie, ex-irmãos do Rito. O Grande Mestre foi F. Marconis de Nègre.

​

Após diversas intrigas, esta Loja foi colocada em quarentena em 7 de março de 1816. A obra foi retomada em 1826 por parte de seus membros sob a obediência do Grande Oriente da França. Anos depois, vários irmãos, entre os quais Etienne Marconis de Nègre, filho do Grande Mestre dos Discípulos de Memphis e alto grau do Rito de Misraïm, tiveram a idéia de reunir todos os graus dos diferentes Ritos praticados até então e consolidá-los os princípios adotados em Montauban.

​

​

4.png
5.png
bottom of page